Avaliação: 9.5
9.5/10

Significa que existe uma diferença entre o nome registrado e o nome que está sendo utilizado ou apresentado em documentos oficiais, como o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Essa divergência pode ocorrer devido a erros de digitação, grafia diferente ou uso de variações do nome. É importante corrigir essa inconsistência para evitar problemas futuros com documentos e transações financeiras.

Não necessariamente. O termo “nome divergente” não indica que o nome esteja sujo, mas sim que existe uma diferença entre o nome registrado e o nome apresentado em outros documentos. Ter o nome divergente não implica automaticamente em restrições ou problemas de crédito. No entanto, é importante corrigir essa divergência para evitar complicações em transações futuras e garantir a regularidade dos seus documentos.

Para verificar se o seu nome está divergente na Receita Federal do Brasil (RFB), você pode seguir os passos a seguir:

  1. Navegue em nosso site da  (www.cpf-irpf.com.br) e procure pela opção de “Atendimento”.
  2. Informe o número do seu CPF e preencha os demais campos solicitados, como data de nascimento e nome completo.
  3. Após preencher os dados, clique em “Consultar” ou em alguma opção similar.
  4. Verifique se as informações exibidas correspondem ao seu nome completo e aos demais dados pessoais corretamente.
  5. Caso haja alguma divergência, como grafia errada ou nome diferente do esperado, é recomendado entrar em contato com o Atendimento no Chat e regularizar a situação.

Além disso, você também pode comparecer pessoalmente a uma unidade da Receita Federal ou buscar orientação junto a um contador ou profissional especializado em questões fiscais para auxiliá-lo na verificação e correção de qualquer divergência no seu nome registrado na RFB.

Conforme mencionado anteriormente, é possível consultar a situação do CPF pela internet, de forma rápida, prática e gratuita. Confira!

Quando o CPF é bloqueado surgem vários problemas, sendo os mais graves o bloqueio de contas bancárias e o não recebimento de faturas e notas ficais, entre outros. Para consultar a situação do seu CPF, basta chamar o atendimento pelo chat no canto inferior direito da página ou clique aqui!

Se o seu CPF está como: CPF Pendente de Regularização, CPF Bloqueado, CPF Inválido, CPF Inativo, CPF Suspenso, CPF Irregular, entre outros; e você quer contratar o serviço Regularizar CPF, basta seguir o passo a passo abaixo.

Rolar para cima