Regularizar CPF – descubra como resolver esse problema!

Saiba o motivo da suspensão do seu CPF e descubra como regularizá-lo agora mesmo!

O Cadastro de Pessoa Física, conhecido como CPF, é o documento de identificação pessoal de cada cidadão brasileiro. A carteira de identidade é outro documento equivalente, mas é emitida pelos Estados e uma pessoa pode ter mais de uma. O mesmo não acontece com o CPF. Órgão responsável pela regulamentação do CPF, atribui números pessoais, únicos e intransferíveis a todos os brasileiros naturais ou naturalizados.

A pessoa com CPF irregular não pode abrir ou movimentar contas bancárias (corrente, poupança ou digital), solicitar empréstimos, tirar passaporte, participar de licitações públicas, receber pensão, comprar ou vender imóveis, financiamentos, entre outros.

Como regularizar meu CPF

Se o contribuinte consultar e constatar que o CPF foi suspenso, as providências devem ser tomadas o mais rápido possível para resolver a questão. A solicitação de renovação pode ser feita online ou pessoalmente em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. Na internet, o passo a passo é fácil:

1. Acesse o site de Regularização de CPF.

2. Preencha as informações pessoais e o endereço conforme necessário.

3. Envie o formulário.

4. Por fim, anote o protocolo de atendimento e aguarde o prazo.

Agora, se a situação do CPF for “pendente de regularização”, é porque o contribuinte deixou de apresentar a Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) nos últimos cinco anos. Nesse caso, basta entregar as declarações em aberto para regularizar o CPF.

Roberta dos Santos tentou regularizar seu CPF mas não encontrou nenhuma informação objetiva e esclarecedora, encontrando assim, diversos contratempos. Se esse for o seu caso, para regularizar seu CPF basta você entrar em contato com um de nossos especialistas clicando aqui!

Rolar para cima